Histórico Folclórico

O Estado do Amazonas tem sua origem baseada na miscigenação entre o índio, o branco e o negro com uma grande riqueza em termos de cultura, tradições, festejos e celebrações religiosas. Neste contexto existe o Festival Folclórico de Parintins que é uma dessas manifestações culturais, situado na cidade de Parintins – Amazonas. A partir de 1996, quando o festival começou a ser transmitido pela televisão, ganhou o mundo e ao passar dos anos o número de expectadores e visitantes cresce alimentando ainda mais o desejo de muitas outras pessoas em assistir de perto essa ópera ao ar livre.

Participe da beleza inigualável do Festival Folclórico de Parintins, a festa dos bois Caprichoso e Garantido que é vivenciada na ilha Tupinambarana, situada à aproximadamente 400 km a leste de Manaus. Os acessos principais são por vias fluvial ou aérea. O meio mais comum de deslocamento das pessoas é o barco, porque envolve aspectos econômicos, culturais e a falta de estradas na região Amazônica. Esse festival atrai milhares de pessoas do Brasil e de todo o mundo a cada final do mês de Junho. Em 2023 o evento será realizado em 30 de junho, 01 e 02 de Julho, onde haverá mais uma disputa eletrizante entre os bois bumbás.

A arena de disputa tem a forma da cabeça do boi e é separada pelas cores azul do Caprichoso e vermelho do Garantido. Os seus respectivos lados também apontam para o lado onde está localizado o Curral (uma espécie de QG) de cada boi.

O enredo do boi bumbá é baseado na história de Pai Francisco e Mãe Catirina; ela estava grávida e tinha o desejo de comer a língua do boi, pai Francisco temendo pela saúde do filho decide então sacrificar o boi mais bonito e favorito do seu amo (o dono da fazenda) para assim satisfazer a vontade de sua esposa. Temendo ser preso pelo o que fez, pai Francisco decide pedir ajuda a um poderoso pajé de uma tribo indígena que era daquelas imediações. O pajé vem para ajudar Francisco e depois de muitas sessões de reza, o pajé é bem sucedido e revive o boi mais bonito do dono da fazenda.

O Garantido é o boi branco representado por um coração em sua testa e o Caprichoso é o boi negro representado por uma estrela na testa.

O festival existe há mais de cem anos na cidade de Parintins, na arena criada somente para este evento, o bumbódromo com capacidade para até 17 mil espectadores.

Uma regra de grande importância é nas arquibancadas públicas na área do boi Caprichoso (lado azul), jamais se usam roupas de cores vermelhas ou que façam alusão ao boi contrário (Garantido) e vice-versa. Durante o evento não é possível se manifestar enquanto o contrário se apresenta, pois se perde pontos e os clientes passam constrangimentos diante do público.

Importante verificar o lado que você vai ficar para se vestir adequadamente para não ofender as torcidas. Caso você não escolha nenhum boi, use sempre roupas de cores neutras, por exemplo: branco, verde e amarelo; que não façam alusão a nenhum dos bois. Em Parintins use sempre o termo contrário para nominar o boi adversário, pois os torcedores não devem pronunciar os nomes dos contrários.

Quem for à cidade de Parintins deve respirar fundo, deixar que a região te abrace, ir de peito aberto e viver uma experiência sem igual em nenhum lugar do planeta.